Logotipo Monte Alto ADV

O financiamento de imóveis é a solução encontrada por milhares de brasileiros para realizar o sonho da casa própria. Para quem está começando a considerar essa possibilidade, é normal surgirem dúvidas sobre a complexidade desse processo e é por isso que falaremos desse assunto hoje, especificamente sobre o financiamento de imóveis já construídos.
Antes de tudo, é importante sempre buscar informações de pessoas que já realizaram o financiamento, para conhecer a opinião delas e, claro, contar sempre com o auxílio de um advogado especializado. Isso pode te indicar vários atalhos e poupar problemas.
Mas falando sobre o financiamento, quais são as etapas desse processo?
● A primeira etapa é a pré-análise, onde a documentação tanto dos interessados em adquirir o financiamento, quanto do atual proprietário é apreciada. É feita também uma avaliação da atual situação documental do imóvel.
● Posteriormente, caso não exista nenhum tipo de restrição quanto aos documentos analisados, é feita pelo banco a análise do crédito que será disponibilizado para a compra do imóvel.
● Documentos aprovados, é feita, por uma equipe de engenheiros da própria instituição financeira, ou contratados por ela, uma análise da estrutura do imóvel em questão.
● Crédito aprovado e laudos dos engenheiros emitidos, chega o esperado momento da assinatura do contrato, que será assinado na agência ou no escritório do correspondente bancário.
● O valor do financiamento só será liberado ao vendedor do imóvel após a conclusão do registro em cartório competente.
Nunca é demais lembrar que todo financiamento é baseado em juros e, possui um prazo muito longo para ser quitado. Por isso, é preciso ponderar muito bem sua condição financeira para assumir tal compromisso e não correr o risco de ficar inadimplente, o que pode culminar, inclusive, na perda do imóvel. Para estar ainda mais precavido e preparado, pergunte, por exemplo, se é oferecido seguro contra desemprego, além dos obrigatórios por morte ou invalidez permanente.

Deixe um comentário